Que é relativo simultaneamente a questões sociais e emocionais, nomeadamente à gestão das emoções no relacionamento com os outros (ex.: competências socioemocional; desenvolvimento socioemocional).
O que é a aprendizagem socioemocional? O ensino socioemocional consiste em um desenvolvimento que vai além do puramente cognitivo, porque prevê o desenvolvimento de atitudes ligadas ao caráter e aos valores da pessoa - empatia, comunicação, respeito, tolerância, pensamento crítico entre outros.
Em linhas gerais, as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com as nossas emoções e estão ligadas a atributos que facilitam o relacionamento interpessoal.
Este questionário não é definitivo, é apenas para você refletir um pouco sobre as habilidades do seu filho e também para analisar se você está acompanhando seu desenvolvimento socioemocional.
O que são habilidades emocionais? Diferentemente de habilidades cognitivas, como a memorização e a análise, existem competências referentes às emoções, ao reconhecimento próprio e às relações interpessoais. Elas são conhecidas como emocionais e compõem o conceito de inteligência emocional.
No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
Trata-se, muito resumidamente, de um projeto educacional que promove, além do acompanhamento curricular tradicional, também o desenvolvimento intencional da inteligência emocional e das chamadas habilidades socioemocionais, como proatividade, perseverança, criatividade e pensamento crítico, auxiliando alunos e alunas a ...
Para assegurar uma formação integral dos estudantes, as competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em conjunto com as cognitivas. Uma maneira de implementar o socioemocional como um princípio didático é adotar uma proposta pedagógica que integre a afetividade ao currículo.
São elas:
Competências socioemocionais em foco: Organização, foco, responsabilidade, determinação, iniciativa social, assertividade, imaginação criativa, curiosidade para aprender e tolerância à frustração.