Sobrecarga Ventricular Direita (SVD) A SVD pode ocorrer em casos de DPOC grave levando a hipertensão arterial pulmonar ou em casos de doença cardíaca congênita não corrigida levando a sobrecarga de pressão ou volume do ventrículo direito.
A hipertrofia ventricular direita (HVD) é o aumento da espessura das paredes do ventrículo direito causados por uma sobrecarga crónica de pressão. A HVD pode ser causada por diferentes patologias que aumentam a pré-carga do ventrículo direito e se associam com uma morbilidade e mortalidade significativa 1.
Sobrecarga ventricular Esquerda é uma situação cardíaca encontrada no ECG (eletrocardiograma) e pode indicar problema sérios no coração.
Ventrículo direito é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso do átrio direito. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.
Olá. O achado de sobrecarga ventricular esquerda no eletrocardiograma pode significar um aumento do tamanho do ventrículo esquerdo, podendo estar relacionado a insuficiência cardíaca. Não é um exame definidor, devendo ser melhor avaliado por um especialista.
Como o médico trata a hipertrofia ventricular esquerda? O tratamento depende da causa subjacente e pode envolver medicamentos ou cirurgia. A hipertrofia ventricular esquerda causada por estenose da válvula aórtica pode exigir cirurgia para reparar a válvula estreitada ou para substituí-la por uma válvula artificial.
O relaxamento ventricular observado no ecocardiograma refere-se ao relaxamento do músculo cardíaco que ocorre logo após a sua contração.
Hipertrofia ventricular esquerda aumenta chance de morte súbita. Estudos demonstraram que o problema aumenta o risco de desenvolver algumas doenças, como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), doenças coronarianas e até de morte súbita.
Conforme a hipertrofia ventricular esquerda progride, a pessoa pode experimentar falta de ar, fadiga, dor no peito, geralmente após o exercício, sensação de batimentos cardíacos rápidos e tontura ou desmaio.