LILACS - Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, criada em 1985, inicialmente como extensão e evolução do IMLA (Index Medicus Latino-Americano), criado em 1978, constitui atualmente o principal índice e repositório da produção científica e técnica em saúde nos países da América Latina e Caribe ( ...
A Metodologia LILACS é um componente da Biblioteca Virtual em Saúde em contínuo desenvolvimento, constituído de normas, manuais, guias e aplicativos , destinados à coleta, seleção, descrição, indexação de documentos e geração de bases de dados.
LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, é uma iniciativa da OPAS para suprir a falta de cobertura das grandes bases de dados no que diz respeito as revistas e jornais da região e também para gerar visibilidade da atividade científica que muitas vezes passa despercebida.
Podemos acessar a LILACS: Diretamente pelo Portal LILACS, que traz um guia rápido de pesquisa, dados e links úteis sobre a LILACS.
A LILACS encontra-se dentre fontes de informação como MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO e sua metodologia embasa outras FI especializadas como BBO, BDENF, WHOLIS, entre outras.
O que é a base de dados LILACS: A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) é produzida BIREME, que a define como um "índice bibliográfico da literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de 1982. É um produto cooperativo da Rede BVS.
Para usar o PubMed® basta acessar o site http://pubmed.gov de seu computador, tablet ou celular. Para pesquisar você apenas precisa escrever uma palavra ou frase na caixa de pesquisa (por exemplo, um assunto, o nome de um autor e/ou de um periódico) e clicar em Search ou na tecla Enter do seu teclado.
Caso o artigo seja pago, o próprio site da revista irá te informar, pois elas, em geral, possuem um próprio mecanismo, geralmente um botão, que te deixa pagar pelo artigo caso ele não seja gratuito. Os valores variam bastante, pois não existe um padrão.
Plataformas de pesquisa