Um conjunto de ilhas que possuem a mesma origem e estrutura geológica é o que chamamos de arquipélago. ... O que caracteriza um arquipélago é que as ilhas pertencentes ao conjunto possuem a mesma origem e formação geológica, além de estarem próximas umas das outras.
substantivo masculino Extensão de água que contém ilhas; as próprias ilhas que compõem essa extensão: arquipélago de Fernando de Noronha. Etimologia (origem da palavra arquipélago). Do grego achipélagos "mar principal"; pelo italiano arcipelago.
Geralmente, os arquipélagos descrevem um ecossistema marítimo com características comuns e algumas peculiaridades em cada ilha. De fato, há espécies que são endêmicas apenas em uma das ilhas do arquipélago. Um dos arquipélagos mais importantes é o das Ilhas Galápagos.
Arquipélago é substantivo coletivo de ilhas.
Resposta: Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. Os arquipélagos têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem ser vulcânicas, coralíneas ou continentais.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas em um corpo d'água. ... A maior parte das ilhas e arquipélagos é de origem vulcânica. Exemplos de arquipélagos vulcânicos são: O arquipélago do Havaí, Japão, Indonésia e Açores, em Portugal.
Considerado o maior arquipélago do mundo, a Indonésia é formada por aproximadamente 14 mil ilhas no Oceano Índico, na porção sudeste do continente asiático. O país pertence ao Hemisfério Oriental, visto que seu território está totalmente localizado a leste do meridiano de Greenwich.
O arquipélago corresponde a um conjunto de ilhas que têm uma área geográfica comum.
O arquipélago é o conjunto de ilhas de mesma formação. Existem três tipos de formações: continental, vulcânica e coralina. As ilhas que formam um arquipélago têm dimensões e graus de proximidade distintos. O arquipélago mais conhecido do Brasil é Fernando de Noronha.