Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Nesse sentido, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década, foi responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal.
Os anos 60 foram marcados por uma geração irreverente, jovens que tinham uma forte dinâmica eram rebeldes e inconformados com a sociedade. 3. O crescimento da taxa de natalidade que marcou o período pós-guerra, reflectiu-se num aumento da população jovem durante a década de 1960.
No Brasil, a maior influência no som e no comportamento eram programas como Jovem Guarda e Brotos, que lançaram artistas como Roberto Carlos e Ronnie Von. Mesmo diante da difícil realidade da Ditadura Militar, eles ensinavam por que (e como!) valia a pena se divertir. Nas boates, só maiores de 18 podiam entrar.
Nas décadas de 60 e 70, jovens de várias partes do mundo iniciaram uma fase conhecida por movimento de Contracultura. ... Os festivais de Rock, o consumo de drogas e a postura underground afirmavam a identidade desses jovens que por meio da arte e da música mostravam suas posições e suas alternativas de vida.
O movimento Hippie, embasado em liberdade, festivais psicodélicos e muita droga, abriu portas para as revelações jovens que participavam dos passeios, pregando a paz e o amor como forma de libertação e afronta contra a sociedade conservadora. ... Assim como os hippies, glam's se baseavam na luta pela igualdade de gênero.
A década de 1960 caracterizou-se pelo fortalecimento dos movimentos de esquerda nos países do Ocidente, tanto no plano político, quanto no ideológico. Nessa altura há um desdobramento de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados durante os anos 50.
No começo dos anos 70 os jovens eram embalados pelo lema sexo, drogas e rock and roll. Toda a sua busca por êxtase em métodos físicos e químicos eram incansáveis. ... Muitos cantores e cantoras, inclusive Morisson tiveram mortes prematuras devido ao excesso de drogas, e se tornaram grandes ícones de movimento hippie.
A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criações desse período.
Os anos 60 foram marcados por grandes transformações em diferentes meios. Contudo, nos âmbitos da moda e do comportamento, além da participação popular frente às questões sociais e políticas, caracterizaram-se como principais. ... A música era considerada um ato político e influenciava os jovens.
O festival de Woodstock foi a celebração de um movimento que se tornou símbolo da geração de 19: os hippies pautaram a moda, a literatura e a música. E causaram muitos problemas para as autoridades. O contexto do surgimento do movimento era de desconforto e inconformismo geral.