A formação da boca ou ânus de um indivíduo ocorre a partir da transformação do blastóporo. A ocorrência do segundo tipo (formação do ânus) é a característica principal do grupo dos deuterostomados ou deuterostômios.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Uma das características mais marcantes desse grupo de animais é a presença dos chamados sistemas ambulacrários. ...
Ao contrário dos demais invertebrados, o orifício embrionário primitivo (blastóporo) dos equinodermos não dá origem à boca, mas ao ânus. Portanto, assemelham-se mais aos vertebrados que, assim como os equinodermos, são por isso chamados de animais deuterostômios.
O que é Enterocelomado: Seres obrigatoriamente deuterostômios (blastocisto forma a boca e o anus). O celoma origina-se dos espaços que surgem nas evaginações do teto do intestino primitivo (arquêntero), durante a formação do mesoderma.
Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). ... Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.
- O endoesqueleto constitui uma carapaça protetora e resistente. - Apresentam pedicelárias que são pinças que apresentam função de defesa e para limpeza da superfície do corpo. - São animais triblásticos, Celomados ou enterocelomados.