Quando estamos muito animados ou ansiosos, é comum sentirmos algo diferente no nosso estômago, conhecido como "frio na barriga". Essa sensação acontece porque há uma redução no fluxo sanguíneo para determinados órgãos, incluindo o intestino.
Como aliviar o frio na barriga
Um sistema muito afetado pelo estresse e ansiedade é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdômen, diarreia e azia são alguns dos sinais. Consequentemente, ansiedade excessiva e estresse agudo podem alterar as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso.
Que maneira poética de descrever a falta de sangue no estômago. Essa é uma resposta natural do corpo. Acontece quando estamos nervosos, ansiosos por causa de um acontecimento importante ou simplesmente apaixonados.
Frio na barriga e coração acelerado: os efeitos que a paixão provoca no cérebro. Só de pensar na pessoa, a pressão arterial aumenta, o coração dispara, a capacidade de raciocinar diminui e dá um "frio na barriga", também conhecido como "borboletas no estômago", esse conjunto de sensações chama-se paixão.
Quando você vê a pessoa, a mão começa a ficar suada de ansiedade", resume a própria experiência. Os sintomas descritos por ela são resultado da descarga de dopamina e opióides no organismo. A primeira é estimulante, precursora da adrenalina.
Segundo a gestora de saúde, Claudia Meirelles, não há fórmula mágica para evitar um frio na barriga ou um branco. O que precisa ser feito é um investimento na mudança de comportamento e de reação, ajuda médica, psicológica, atividades anti-stress etc.
Por isso, quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode ter problemas no funcionamento intestinal, como diarreia, constipação, gases, síndrome do intestino irritável, dor abdominal ou até mesmo úlcera, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta quarta-feira (25).