Torpor é um substantivo masculino com origem no latim torpore que representa um estado alterado de consciência que pode significar entorpecimento, preguiça, moleza ou indolência.
37 sinônimos de torpor para 3 sentidos da palavra torpor: Apatia e desânimo: 1 apatia, desânimo, inércia, inação, entorpecimento, indiferença, insensibilidade, abatimento, indolência, depressão, marasmo, melancolia, morrinha, letargia, letargo, desalento, alquebramento, acabrunhamento.
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque; já o obnubilado só responde a estímulos mais vigorosos; o torporoso, somente a estímulos dolorosos; e, por fim, o comatoso que não responde a nenhum tipo de estímulo.
Hibernação: Semelhante à estivação, porém induzida por situações de frio excessivo. Ocorre a redução da respiração, do metabolismo e da frequência respiratória. ... Torpor: Pequenos períodos diários de queda do metabolismo. Pode ser caracterizado por uma "curta hibernação".
obnubilação - A Obnubilação da Consciência é uma alteração da consciência e se caracteriza pela diminuição da sensopercepção, lentidão da compreensão e da elaboração das impressões sensoriais.
Exemplo de animais que entram em torpor:
Entorpecimento ou formigamento: É uma sensação desagradável na qual há uma sensação reduzida ou ausente na pele ou uma sensação de "alfinetes e agulhas".
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
"Na verdade, ainda não há um consenso sobre quais espécies hibernam ou não. O urso-negro é associado à hibernação, mas existem discussões a respeito. Quanto às outras espécies mais conhecidas, como urso-pardo, urso-polar, urso-panda e urso-de-óculos, nenhum deles faz hibernação", explica a bióloga.