Entende-se por "salvaguarda" as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não-formal - e revitalização deste ...
O requisito para implantação do plano de salvaguarda é a inscrição de um bem cultural em um dos Livros de Registro do Iphan. A partir daí é elaborado um planejamento estratégico baseado no diagnóstico e nas recomendações de salvaguarda arroladas no Page 2 2 processo de registro.
Salvaguarda do Patrimônio Imaterial A partir dela, entende-se por salvaguarda o conjunto de medidas que visam garantir a viabilidade do Patrimônio Cultural Imaterial, tais como a identificação, documentação, investigação, proteção, valorização, promoção, transmissão e revitalização desse patrimônio.
O QUE SÃO AÇÕES E PLANOS DE SALVAGUARDA? ... Difusão e Valorização – conjunto de ações voltadas para a promo- ção do patrimônio cultural imaterial, com o objetivo de publicizar sua importância para a sociedade em geral.
A salvaguarda considera os modos de vida e representações de mundo de coletividades humanas e o princípio do relativismo cultural de respeito às diferentes configurações culturais e aos valores e referências, que devem ser compreendidos a partir de seus contextos.
Tangível é tudo o que pode ser tocado porque é material, enquanto intangível é o oposto, ou seja, o que não é material, por isso não pode ser tocado. Por exemplo, um poema ou uma música é intangível. ... O patrimônio cultural consiste em dois tipos: patrimônio cultural tangível e patrimônio cultural intangível.
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
A cultura de uma sociedade, seus hábitos, usos e costumes são bens intangíveis que possuem valores simbólicos importantes para o processo de reafirmação da identidade dos que a compartilham.