Trajes típicos, também conhecidos como trajes nacionais, exprimem identidade através da roupa que geralmente dizem respeito a uma área geográfica, mas também podem indicar status sociais, conjugais ou religiosos. ... Nos países árabes, o traje típico é um fez e dishdasha usado por homens e um hijab trajado por mulheres.
As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira/cowboy, presente nas festas de rodeio. Essa roupa tem a calça jeans (justa), a fivela grande, a bota, o chapéu típico, a camisa de mangas longas dobradas preferencialmente na estampa xadrez e o cinto de couro rústico como itens fundamentais.
O Brasil é um país dito "tropical", com uma variedade de culturas e tradições, entre elas o modo de se vestir. ... De um modo mais geral, os brasileiros gostam de se vestir com mais cores, sobretudo na região Nordeste e Rio de Janeiro. Já em São Paulo, por exemplo, as pessoas aderem às roupas mais sociais e clássicas.
Pien-fu. O pien-fu é um antigo traje a rigor de duas peças, incluindo um tipo de túnica que ia até o joelho, e uma saia que alcançava os tornozelos; para estar adequadamente vestido em certas ocasiões, a pessoa tinha de vestir uma saia.
As calças são as peças de roupa mais usadas em todo o mundo. Atualmente usadas por homens e mulheres, ela também já foi um ítem exclusivo do vestuário masculino.
Por isso, é comum observar na moda mineira a mistura de roupas jeans e mais despojadas com peças de alfaiataria, por exemplo. Ou a uma saia midi elegante com uma t-shirt estilosa. Nos pés, ela prefere sapatos poderosos, confortáveis e de boa qualidade.
Frevo, uma dança típica do carnaval de Pernambuco Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos.
Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas. Essa roupa é vista entre as vendedoras de acarajés e também nos terreiros de candomblé. Essas roupas apresentam bordados, detalhes coloridos, saias sem roda ou saias de brocado, batas, ojás na cabeça e fio-de-contas como acessórios.
Nessa época, os povos bárbaros utilizavam roupas feitas de linho, cânhamo e algodão, além do couro. Os tipos de vestimenta eram túnicas, mantos e espécies de calças.
Nesta época, os homens usavam shorts curtos, sapatos, lenços no pescoço, meias brancas, blusas, coletes e chapéus de abas largas. Já a vestimenta das mulheres contava com saias plissadas e volumosas, corpetes, aventais, xales e vestidos tradicionais.