Conhecida também como Lenço atrás, os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos.
Corre-Cotia
O objetivo desta brincadeira é a socialização, condicionamento físico, agilidade e atenção. Todos os participantes, com exceção de um, ficam sentados em círculo. O que ficou de fora será o 'pegador'.
A brincadeira "Corre Cotia", também chamada de "Pega-pega com ciranda" ou "Lenço atrás", é típica do Centro-Oeste do Brasil. Não se sabe sua origem exata, apenas que é considerada uma parlenda típica do folclore brasileira muito antiga. Sua cantiga varia de acordo com a cultura local.
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A versão mais lembrada para a origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), considerados animais de estimação pelos indígenas.
As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.
Ciranda, cirandinha Uma das cantigas folclóricas mais antigas é a Ciranda, cirandinha. Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro.
As crianças, sentadas, formam uma roda. Uma delas corre do lado de fora, com um objeto na mão (lenço, bichinho de pelúcia pequeno, bolinha, etc) , enquanto as outras cantam a música abaixo. Quando a música acaba, a criança que estava do lado de fora deve colocar o objeto atrás de uma das pessoas da roda.
O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o "cantador", o outro se senta e a brincadeira recomeça.
Corre Cutia - Hélio Ziskind - LETRAS.MUS.BR.