Ritmo é um substantivo masculino com origem no grego rhythmos e que designa a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, de acordo com a intensidade e o tempo. Pode ser sinônimo de cadência (sons cadenciados) em intervalos de tempo periódicos.
O ritmo é determinado pela duração das notas musicais e pela duração das pausas (intervalos sem som). Algumas notas, por exemplo, representam 1 tempo, outras somente meio tempo ou 4 tempos, etc. Uma sequência de três notas musicais pode dar origem a diversas composições apenas pela mudança do ritmo.
Estilos
Um bom caminho para encontrá-los é ler e tocar bem os acordes da música no violão ou na guitarra. Com certeza, você poderá encontrar dezenas de maneiras diferentes de tocar ou de dar ritmo para ela. E claro, há ritmos que vão soar melhores que outros. Isso vai depender do estilo que você quer dar para a canção.
Uma forma de compreender a natureza é através da perspectiva dinâmica onde existem forças que acoplam todo o universo e suas interações resultam em uma manifestação chamada ritmo.
Possuímos os ritmos: Ritmo Ultradiano: células cerebrais, coração, pulmões. Ritmo Circadiano: Sono, metabolismo, fome, sede, temperatura. Ritmo Infradiano: Modificações periódicas no organismo. Ritmo Psicológico: A criança utiliza a atenção para tornar consciente o seu corpo como instrumento de ritmo.
8 estilos de dança de salão
Toque a sua progressão de acordes, e cante a melodia na nota tónica. Experimente a duração que vai manter cada acordes, e quão longo será cada palavra ou sílaba. À medida que muda de acorde, se a nota tónica não se encaixar, mova a sua voz para cima ou para baixo até encaixar (mais aguda ou grave).
Pegue a cifra de uma música do seu gosto, escute e tente identificar a batida e os acordes, depois de identificar tente reproduzir isto no violão. No começo é claro que você vai errar muito, mas como diz o ditado "É errando que se Aprende".