Que tem o desenvolvimento menor que o normal, o chamado eutrófico. O grau extremo de hipodesenvolvimento é caracterizado como atrófico. O rim é atrófico. Isto significa que o rim não desenvolveu ou teve involução máxima.
No preventivo, esfregaço eutrófico significa que as células apresentam desenvolvimento dentro da normalidade, ou seja, recebem estímulos suficientes dos hormônios sexuais femininos. Se a mulher estiver na menopausa, o resultado considerado normal é "esfregaço hipotrófico".
Quando pessoa tem um único rim ou tem um dos rins retirados, o rim que ficou costuma ser um pouco maior do que um rim normal, para suprir a falta do outro. É o que chamamos de rim vicariante.
Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento. Idosos chegam a ter rins 30% menores do que quando eram jovens. Por isso, não é de se estranhar que pessoas mais velhas possam ter taxas de até 60 ml/min sem necessariamente terem alguma doença nos rins.
Chamamos este epitélio de hipotrófico. Na insuficiência ovariana fisiológica (infância, pós-menopausa, pós-parto e lactação) ou patológica, a mucosa vaginal apresenta francos sinais de atrofia evidenciáveis pela perda das dobras e umidade vaginal além de uma fraca reação ao teste de Schiller.
Esfregaço é uma leve camada de matéria orgânica sobre uma lâmina de vidro, para exame microscópico. Geralmente usada também para aprimorar o conhecimento dos universitários em microscopia.
Glomerulonefrite é uma doença que provoca a inflamação de uma região do rim, conhecida como glomérulo. Essa região é responsável pela filtragem do sangue e a formação da urina.
Rim atrofiado significa rim contraído, com perda do parênquima e de sua capacidade funcional. Se for unilateral, pode haver uma compensação pelo rim remanescente, mantendo a função renal adequada.
Uma função renal normal é aquela que situa-se entre ml/min de sangue filtrados por dia. Esse valor varia com idade, tamanho e sexo. Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento. Idosos chegam a ter rins 30% menores do que quando eram jovens.