Significado de Retina substantivo feminino [Anatomia] Membrana mais interna das três túnicas do globo ocular, sensível à luz e formada de células nervosas que mantêm relação com as fibras do nervo óptico, sendo capaz de captar sinais visuais.
A maior parte do globo ocular é formada pelo humor vítreo, uma substância de consistência gelatinosa. Atrás dele – bem no fundo do olho –, fica a retina, uma fina camada responsável por captar as informações externas e transmiti-las para o nervo óptico.
1 sinônimo da palavra retina: Principais sinônimos de retina: 1 tilinte.
Os versos "nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas" transmitem uma sensação de cansaço por parte do autor, e do acontecimento que ficará sempre na memória do poeta. Assim, as pedras mencionadas também podem indicar um acontecimento relevante e marcante para a vida de uma pessoa.
A retina é uma membrana que recobre o interior os olhos com células fotossensíveis. Elas transformam o estímulo luminoso em sinais elétricos através do nervo óptico.
Membrana neuroepitelial delgada que cobre o interior da porção posterior do globo ocular e a face posterior da íris. É a membrana mais interna das membranas que formam o globo ocular e recebe as imagens focadas através da córnea e do cristalino.
rec·ti·lí·ne·o |èt| Que não tem curvaturas nem sinuosidades. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: retilíneo.