A resistência ao gretamento é característica exigida para todas as placas cerâmicas e garantida para produtos com certificação CCB/ Inmetro. ... O gretamento ocorre principalmente em decorrência da expansão por umidade, que provoca o aumento do corpo cerâmico e aparecimento de tensões na camada de esmalte.
São fissuras (tipo teia de aranha) que ocorrem na superfície das placas cerâmicas esmaltadas, somente no esmalte, devido à expansão da base (massa).
Como corrigir e evitar a gretagem? O gretamento é uma patologia irreparável. Dessa maneira, só é corrigida quando trocamos todas as peças que apresentam o defeito — possivelmente em fachadas, paredes e pisos inteiros —, de forma a eliminar o prejuízo estético.
A resistência à abrasão é uma característica importante na especificação de pisos cerâmicos. Esta classificação descreve a resistência ao desgaste superficial do esmalte da placa cerâmica em decorrência do trânsito de pessoas e contato com objetos. ...
Quanto maior a EPU de um produto cerâmico, o acordo dilatométrico deve prever maior compressão na camada de esmalte, pois a tendência é que esta condição se altere ao longo do tempo, após a fabricação.
O gretamento é um problema que ocorre durante o assentamento de cerâmica de revestimento quando o esmalte se rompe devido à incompatibilidade de dilatação entre a base e o esmalte, agravada pela variação de umidade e temperatura.
CAUSA: A gretagem pode ser ocasionada pela má qualidade da peça cerâmica, ou pelas tensões atuantes na placa entre a base e o esmalte, após o assentamento, causadas por dilatação térmica ou expansão por umidade. A trinca é um defeito de fabricação, que, na maioria das vezes é imperceptível.
COMO EVITAR Na fase de projeto, explica, é importante conhecer e fazer uma correta avaliação das deformações previstas para a estrutura. "Uma estrutura muito deformável possibilita maior chance de patologias em revestimentos aderidos", lembra.
As principais causas são: a especificação incorreta do material de assentamento ou de rejuntamento, a utilização da argamassa após vencido o tempo em aberto, a exposição a altas temperaturas ou à umidade e a deficiência no preparo da base.