A resistência anaeróbica está mais relacionada com a fadiga muscular e utiliza duas fontes imediatas de energia: a glicose ou a fosfocreatina. O termo "anaeróbico", que significa "sem oxigénio", indica que a quantidade de oxigénio é baixa em relação à energia que é requerida perante o esforço realizado.
Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar ou realizar outras atividades aeróbicas é essencial para garantir boa forma e saúde.
Resistência Aeróbica: É a capacidade de realizar ou manter um esforço durante um tempo prolongado, ou seja, durante o maior tempo possivel. É também a capacidade de um músculo(s) ou do corpo para repetir muitas vezes uma atividade.
Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. São exercícios de alta intensidade e curta duração que envolvem um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos em que há produção de ácido lático.
Durante períodos de tempo mais longos de exercício físico, o metabolismo anaeróbico provê a energia, o que é chamado de exercício anaeróbico. Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista movimentos rápidos de alta intensidade.
Os principais exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa são:
A resistência aeróbica é a capacidade de um ser humano de levar a cabo um esforço de intensidade média ou leve num tempo extenso. ... A resistência anaeróbica, porém, refere-se à capacidade de realizar um esforço bastante intenso por um tempo breve.
O consumo máximo de oxigênio (VO2max) é amplamente utilizado como a melhor medida para a condição cardiorrespiratória individual. ... Qualquer um pode aumentar a capacidade de VO2max através de treinos de resistência, mas os níveis basais de VO2max podem variar de acordo com a idade, sexo, saúde atual e atividade física.