Ela é definida como a capacidade de suportar um determinado nível de esforço durante o maior período de tempo possível. ... Por isso, a resistência aeróbia é muito necessária para maratonistas, por exemplo, pois eles necessitam de excelente condicionamento físico durante um período de tempo maior.
A resistência aeróbica assume um papel fundamental no treinamento desportivo, pois o exercício continuo leva a um aumento do volume cardíaco, conseqüentemente aumento da eficiência do coração em bomba sangue produzindo melhorias nos meios de transportes do oxigênio e da capacidade dos músculos esqueléticos, com isso, ...
A resistência anaeróbia é a capacidade que um indivíduo possui de suportar exercícios de alta intensidade, utilizando uma quantidade reduzida de oxigênio, durante um breve período de tempo.
Capacidade anaeróbia é a eficiência do metabolismo em gerar ATP através da via glicolítica, com ausência ou carência de oxigênio (FOSS, 2000). ... Já a capacidade aeróbia é a eficiência em gerar ATP através da via oxidativa, metabolismo predominante em atividades de longa duração e baixa ou moderada intensidade.
A resistência tem fundamental importância em várias atividades esportivas, tanto coletivas como individuais. Ela é a capacidade que permite a um atleta sustentar por um longo período de tempo uma atividade física em condições aeróbicas ou anaeróbicas.
Pesquisas mostram que essa modalidade de treino, seja feito por meio do peso corporal, faixas ou máquinas de resistência, halteres ou pesos livres, não apenas nos ajuda a aumentar a força, mas também melhora o tamanho do músculo e pode ajudar a neutralizar a perda muscular relacionada à idade.
A resistência aeróbica é a capacidade de um ser humano de levar a cabo um esforço de intensidade média ou leve num tempo extenso. ... A resistência anaeróbica, porém, refere-se à capacidade de realizar um esforço bastante intenso por um tempo breve.
A resistência anaeróbica está mais relacionada com a fadiga muscular e utiliza duas fontes imediatas de energia: a glicose ou a fosfocreatina. O termo "anaeróbico", que significa "sem oxigénio", indica que a quantidade de oxigénio é baixa em relação à energia que é requerida perante o esforço realizado.
São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação. Já a atividade anaeróbica, tem como características maior intensidade e menor duração (explosão) trabalhando a velocidade e a agilidade. Visa o ganho de resistência localizada, também chamada de fortalecimento muscular.
De acordo com o local em que os músculos obtêm energia para realizar o esforço que estão sofrendo, a resistência anaeróbica pode ser dividida em dois grupos: resistência alática anaeróbica e resistência anaeróbica lática.