Durante a prática de exercícios o corpo dissipa o calor produzido para o ambiente, regulando a temperatura do organismo através da transpiração, gerando uma perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro).
O plano parenteral básico tem por objetivo a reposição de perdas de fluidos e eletrólitos ocorridas em 24 horas, através da pele, pulmões, urina e outros fluidos corporais. A necessidade básica de líquidos e eletrólitos correspon- de à somatória das perdas ocorridas nas últimas 24 horas.
Para reabastecer, Nancy sugere lanches como uma banana média ou grande, que contém 4 mg de potássio. Para outros lanches pós-treino fáceis de carregar e ricos em potássio, escolha frutas frescas ou secas.
Os principais objetivos da reposição volêmica são manter a volemia, otimizar a pré-carga e a capacidade de transportar O2, lembrando-se de que otimizar não significa maximizar3.
Suas ações são: repor água e sais minerais perdidos pelo suor, retardar a fadiga muscular e melhorar a performance em exercícios de longa duração ou realizados sob uma temperatura elevada com sudorese excessiva.
O ferro intravenoso é infundido em uma veia, em um ambiente em que a pessoa possa ser monitorada. O tempo necessário para a infusão e o número de infusões necessárias dependem de qual produto de ferro intravenoso é usado e da gravidade da deficiência de ferro.
Para exercícios simples, que demoram menos de uma hora, a água pura ainda é a melhor bebida para a hidratação posterior. As bebidas esportivas (isotônicos) com carboidratos e eletrólitos têm sua utilidade nos exercícios de alta intensidade e naqueles que duram mais de uma hora.
Alimentos ricos em eletrólitos
Normalmente ocorre por desidratação severa, falência renal, acidose grave, certos medicamentos —incluindo alguns para pressão arterial e diuréticos — e insuficiência adrenal, que ocorre quando seus níveis de cortisol estão muito baixos.