Quando um corpo muda de posição em relação à vizinhança, dizemos que ele se move. E a idéia de sistema de referência: dizer que um corpo se move significa dizer que se pode verificar os lugares que ele ocupa em relação a outro corpo ou sistema de corpos. ...
A relatividade geral trata o espaço e o tempo como um único espaço-tempo quadridimensional unificado; sob relatividade geral, a matéria deforma a geometria do espaço-tempo, e as deformações do espaço-tempo fazem com que a matéria se mova, o que vemos como gravidade.
A Relatividade galileana, termo utilizado por Einstein, trata da descrição de movimentos em relação a um referencial inercial, ou seja, um referencial em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (não acelerado) em relação a outro referencial.
O estudo da relatividade prevê que o tempo passa de forma diferente em diversas situações, sendo uma delas representadas pela velocidade, na qual o tempo passa mais devagar para quem navega em alta velocidade.
O princípio da relatividade foi inserido na ciência moderna por Galileu e afirma que o movimento, ou pelo menos o movimento retilíneo uniforme, só tem algum significado quando comparado com algum outro ponto de referência.
A Teoria da Relatividade afirma que tempo e espaço são relativos, ou seja, não devem ser considerados absolutos, pois podem variar individualmente, de acordo com vários fatores.
O princípio da relatividade mostra que nada é absoluto e que tudo é relativo. Um dos principais colaboradores desse princípio foi Albert Einstein.
1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais. , quando medida a partir de qualquer referencial inercial. Esse valor independe da velocidade do observador ou da fonte emissora de Luz.
A relatividade de Galileu tem como princípio que as leis da mecânica expressas num dado referencial, serão de forma idêntica em qualquer outro movimento retilíneo e uniforme em relação ao primeiro.
Inércia é a propriedade de todo e qualquer corpo que faz com que ele permaneça parado ou em MRU, exceto se alguma força atua sobre ele.