Resposta: Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos.
Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
No caso do Brasil, a divisão em regiões (regionalização) mais utilizada é a adotada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que divide o país em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-este, Sudeste e Sul.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. ... Temos, portanto, diferentes regiões de um mesmo espaço, que é a minha casa.
A regionalização é importante, pois ela facilita os estudos, análises, intervenções dos poderes públicos e ações governamentais em um determinado espaço, que foi delimitado por alguns critérios, como: renda, aspectos sociais, características regionais e naturais, formação social, economia, setor econômico, dentre ...
A regionalização é tão importante quanto o próprio marketing. É muito mais do que anunciar em determinada região. Trata-se de adaptar sua mensagem para garantir que ela atinja em alto e bom som, apesar das diferenças e expectativas regionais, culturais, sociais e econômicas.