O recurso de agravo de instrumento apresenta-se, sim, secundum eventum litis. Isso significa que se devolve ao juízo ad quem o exame da correção dos fundamentos contidos na decisão recorrida.
Conforme já ressaltado, a coisa julgada no âmbito do processo coletivo vem disciplinada nos artigos 1, do CDC, que por sua vez, estabeleceram o regime da coisa julgada secundum eventum Litis, isto é, a coisa julgada segundo o resultado do processo e secundum eventum probationis, ou seja, de acordo com o sucesso ...
– Quanto à natureza do interesse jurídico, sendo o interesse difuso, havendo procedência, esta sempre terá efeito erga omnes; havendo improcedência por falta de provas, não há o referido efeito. Se a improcedência for por outro motivo, a coisa julgada terá efeito erga omnes.
Quais os principais efeitos da procedência de uma Ação Civil Pública? Julgada procedente a ação popular deverá o juiz prolator da decisão, poderá impor uma obrigação de fazer ou não fazer a parte sucumbente, além de condenar os responsáveis na indenização cabível e no pagamento das custas e sucumbência.
Que se entende por recurso em sentido estrito "pro et contra" e o "secundum eventum litis"? - Marcio Pereira. ... Por outro lado, entende-se por "secundum eventum litis" o recurso quando cabe apenas em uma delas, como da decisão que não recebe a denúncia ou queixa (inexiste RESE para o despacho de recebimento).
COISA JULGADA. A coisa julgada está relacionada com a sentença judicial, sendo a mesma irrecorrível, ou seja, não admite mais a interposição de qualquer recurso, tornado esta, assim, imutável. ... A origem da coisa julgada é atribuída ao direito romano, a chamada "res judicata".
Coisa Julgada Material – Denomina-se coisa julgada material a eficácia, que torna imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário. ... Todas as sentenças fazem coisa julgada formal, mesmo que não tenham decidido à disputa existente entre as partes.
Não é toda a sentença que se torna imutável. O que faz coisa julgada material é o dispositivo da sentença, a sua conclusão (a condenação do réu, a declaração de falsidade, a anulação do casamento, etc.). Assim, não fazem coisa julgada (art. 469):
A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, exceto se a ação for julgada improcedente por deficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova." ...
Improcedência declarada em ação civil pública não produz efeitos sobre reclamação individual. O empregado pode ajuizar reclamação trabalhista para reivindicar os direitos individuais que foram discutidos em ação civil pública e julgados improcedentes.