Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt). À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. ... Tendo cedido em sua autonomia, a razão tornou-se um instrumento.
O que é Razão instrumental: Ela se opõe à razão crítica.
Quando o ser humano procura adaptar-se ao meio para satisfazer as suas necessidades, recorre à razão instrumental. Trata-se da estrutura de pensamento que privilegia a utilidade da ação e que considera os objetos como meios para alcançar um determinado fim.
A razão instrumental busca sempre a dominação sobre a natureza, sobre os seres humanos e sobre o próprio indivíduo. De acordo com Horkheimer, na sociedade burguesa há um crescente predomínio da razão instrumental.
A racionalidade instrumental pode ser definida como o cálculo utilitário de conseqüências e, tanto na concepção aristotélica quanto na perspectiva weberiana sobre ação social, representa apenas uma dimensão de toda a amplitude que pode assumir a questão racional (Ramos, 1989).
Frankfurtianos são denominados os pensadores da Escola de Frankfurt, cuja produção é conhecida como teoria crítica à sociedade contemporânea.
Ação comunicativa refere-se a uma teoria desenvolvida por Jürgen Habermas - filósofo e sociólogo alemão. Habermas contrapõe-se à ideia de que a razão instrumental constitua a própria racionalização da sociedade ou o único padrão de racionalização possível, e introduz o conceito de razão comunicativa. ...
A Razão Crítica supera a Razão Tradicional não por negação, mas por incorporação. A Razão Crítica que questiona os porquês, as utilizações, os interesses, as consequências históricas e os resultados obtidos pela ciência.
O termo Razão instrumental foi provavelmente cunhado por Max Horkheimer e para criticar esse conceito, ele defendeu a Razão Crítica. A Razão Instrumental nascida dos ideais Iluministas, se caracteriza pela utilização do conhecimento como uma forma de criar condições materiais para a conservação da vida do ser humano.
A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.