Nas cerimônias litúrgicas é utilizado um objeto chamado sineta. Como o nome propõe, trata-se de um pequeno sino. Sua função é chamar a atenção da comunidade para o momento mais importante da celebração litúrgica, a consagração do Pão e do Vinho, que para os cristãos se tornam o Corpo e Sangue de Cristo.
O Sino De Sete, Se Toca Por Um, Morrem Três.
O sino e um objeto sagrado para a Igreja Católica, um instrumento que marca o tempo, que chama para a missa, anuncia a morte, mas também celebra a presença do divino, e é um som que alerta e conforta.
Descrição: O Toque dos Sinos em Minas Gerais é uma forma de expressão sonora produzida pela percussão dos sinos das igrejas católicas, para anunciar rituais religiosos e celebrações, como festas de santos e padroeiros, Semana Santa, Natal, casamentos, batizados, atos fúnebres e marcação das horas, entre outras ...
1. Tocar o sino. No Reality show "A Fazenda", quando se toca o sino, se desiste do jogo. Gretchen tocou o sino enquanto estava no reality show A Fazenda, ela desistiu do jogo.
Sineiro é responsável por tocar sino de igreja há 68 anos no Ceará | Nosso Ceará | G1.
– Em geral, as igrejas possuem três tipos de sinos, o pequeno, o médio e o grande. É igual a uma escola de samba. O sino grande é para marcação, funciona como o surdo. O médio, como as caixas, e o pequeno, como o repinique – compara Manoel.
O toque dos sinos assumiu um papel importante na cultura portuguesa. Os toques a rebate avisam ameaças à comunidade. Também anunciam batizados, casamentos e mortes.
Os sinos fazem parte da cultura do povo, especialmente dos católicos que vivenciam a programação de suas paróquias. Os seus toques representam um elo de ligação entre o clero e seus fiéis, congregando a comunidade para situações diversas — religiosas ou profanas.
Os sinos são feitos geralmente de bronze, mas os sinos pequenos podem também ser feitos de cerâmica ou de vidro - para decoração. A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa consideram os sinos uma peça sagrada, o sino representa um chamado para as missas nas igrejas.