De modo geral, o impedimento administrativo é definido por uma autoridade policial quando há investigação envolvendo o veículo. ... Nesse período, o veículo pode circular provocar, mas não pode ser transferido.
Para fazer a pesquisa completa, é preciso entrar nos sites do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud).
O impedimento administrativo é geralmente determinado pela autoridade policial no curso de investigação criminal envolvendo o veículo, tais como suspeitas de estelionato, adulterações, utilização do veículo em atos ilícitos, entre outros crimes.
O impedimento de circulação do veículo foi determinado por decisão interlocutória em ação de busca e apreensão decorrente de inadimplência. ... Já a restrição de licenciamento impede o registro de mudança de propriedade, assim como um novo licenciamento do veículo no Renavam.
O que fazer nesses casos? O primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Essa comunicação pode ser feita com a apresentação de uma cópia autenticada do Certificado de Registro do Veículo (CRV) assinado e datado, comprovando a negociação.
Como proceder O proprietário deve comparecer ao órgão de trânsito do estado com o DUT (recibo de compra e venda do veículo), portando as cópias e originais dos documentos pessoais e comprovante de residência.
Se o CRV foi assinado e datado, mas o negócio não foi autenticado em cartório, o antigo proprietário pode ir ao Detran e pedir o bloqueio do veículo mediante uma declaração de próprio punho com a assinatura de duas testemunhas, alegando que o veículo lhe pertenceu e que o mesmo não foi transferido.
Como consultar os débitos Para conferir a situação dos débitos de veículos, você pode acessar o site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. Também é possível ir até os pontos físicos; os endereços ficam disponíveis nos respectivos sites.
Veículo com bloqueio administrativo O bloqueio administrativo acontece quando a transferência de propriedade não é feita. ... Ao não realizar a transferência de propriedade, toda infração que o novo proprietário cometer será colocada no nome do antigo dono do veículo, as multas também serão enviadas para o antigo dono.