O ponto mais alto a que chega o Sol ou qualquer astro; zênite. Sol a pino, o sol ao meio-dia.
A expressão "Sol a Pino" significa que o Sol está no zênite, ou seja, no ponto mais alto do céu. Trata-se de uma expressão popular relacionada a uma situação astronômica peculiar, que é quando o Sol encontra-se no ponto mais alto do céu, bem acima de nossas cabeças. Por isso, é muito usada no meio do dia.
O alvorecer, o início da manhã.
Esse movimento é reflexo da translação da Terra em torno do Sol, que faz com que o Sol descreve uma trajetória (aparente) na esfera celeste ao longo do ano - a eclíptica. ... como reflexo vemos o sol descrever ao longo do ano uma trajetória na esfera celeste que tem uma inclinação de 23,5 ° em relação ao equador celeste.
Ele depende apenas da região delimitada pelo observador, pelas coordenadas por ele estabelecidas, logo não passa sempre pelas mesmas constelações, nem a linha do Equador Galáctico e nem o Meridiano Celeste Local. A única referência presente é o Sol, que é sempre observado do Equador Galáctico.
Qual a declinação do Sol nas seguintes datas: equinócio de primavera e equinócio de outono no HS; nos equinócios o Sol está no equador, logo sua declinação =e zero.
Quantas vezes por ano o sol passa no zênite, ao meio dia, em lugares com latitude: 0° Duas vezes. 15° Duas vezes.
Sol a pino é uma expressão popular que descreve uma situação astronômica bastante peculiar: o Sol no zênite. ... Sim, o zênite. Esta palavra esquisita vem do árabe e descreve o ponto mais alto do céu, exatamente em cima das nossas cabeças. É o popular "a pino".