É um comportamento que demonstra alegria nos porquinhos. Eles correm, dão pulos, se sacodem e gritam. É um ótimo sinal de que os porquinhos se sentem seguros, felizes e relaxados. Alguns porquinhos pipocam ao receberem verduras, terem o substrato trocado ou serem soltos para brincar.
Um porquinho-da-índia está feliz se ele pode brincar e correr, possivelmente aproveitando alguns momentos de liberdade fora de sua gaiola.
Fale em voz baixa com o seu animal enquanto chega perto da gaiola ou coloca água e comida dentro. Nesta etapa, não tente tocar ou mexer no porquinho. Uma vez que ele estiver acostumado à sua presença ao lado e ao redor da gaiola, fale em voz baixa e ofereça um petisco.
Não comer ou beber: Se notar que seu porquinho da Índia não está comendo como deveria ou não está bebendo água suficiente, isso pode significar que ele está estressado. Um problema de saúde pode ser um motivo significativo para esse tipo de estresse.
Parte 1 de 3: Reconhecendo se o porquinho-da-índia está morrendo
Se ouvir o seu porquinho-da-índia gritar com frequência, não se preocupe, por certo são estes pequenos animais a fazer os sons ou ruídos peculiares, comuns quando se sentem felizes, com raiva, assustados ou simplesmente se estiverem com fome.
Preste atenção aos hábitos do seu porquinho para que consiga aprender o que ele gosta e não gosta. Por exemplo, aprender onde ele gosta de receber carinho ajudará bastante a ganhar a confiança dele. Os porquinhos-da-índia são muito sociais e adoram companhia.
Meigo e sociável, o porquinho-da-índia gosta de ficar junto de pessoas e de outros porquinhos. Mas eles são animais que preferem as horas com menos luminosidade para brincar, comer e se reproduzir.
Sente-se e coloque-o sobre o peito, sempre falando com ele num tom de voz ameno. Se ele estiver calmo, sente-se em algum lugar e acaricie-o. Caso contrário, devolva-o à gaiola e tente outra vez mais tarde. Você também pode apanhá-lo envolvendo-o numa toalha.
Para saber se seu dentuço está com algum problema, fique atento aos pequenos sinais, como prostração e falta de apetite. Outro sinal de porquinho-da-índia estressado está associado à tentativa de fuga recorrente.