A menstruação escura e em pouca quantidade normalmente é normal e não indica qualquer tipo de problema de saúde, especialmente se surgir no início ou no final da menstruação.
A menstruação rosa, na maioria dos casos, é normal e não indica qualquer problema. A cor do sangue menstrual nem sempre é a mesma e você já deve ter percebido que ela pode mudar de acordo com o dia da menstruação e também com a intensidade do fluxo.
O sangramento que se mistura com o fluído fértil cervical pode aparentar ser vermelho claro ou rosa para algumas pessoas. Sangramento rosa e aguado que aconteça irregularmente (sem um padrão e não relacionado ao seu ciclo menstrual) pode ser um sinal de problema e deve ser examinado pelo ginecologista.
O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).
A menstruação escura e em pouca quantidade pode ser um indicativo de gravidez, mas é preciso considerar outras questões antes de levantar a hipótese de uma gestação. Em muitos casos, esse escape é normal ou pode indicar a presença de outro problema de saúde.
O corrimento rosado pode ocorrer em certos momentos da vida e, na maioria das vezes, não é motivo para preocupação. Pode estar relacionado com a fase do ciclo menstrual, com o uso do anticoncepcional ou com alterações hormonais passageiras.
O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo. Posteriormente, recebe o dióxido de carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro, pois a presença de oxigênio é menor.
A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.