O "estalo" é a quebra da tensão do líquido articular. Dentro das articulações como dos dedos, das vértebras e outras, temos um líquido que preenche o espaço da articulação, chamado líquido sinovial.
Isso ocorre devido ao tipo de nervo responsável pela sensibilidade das diferentes regiões da coluna. Estalos e sensação de crepitação: a movimentação da coluna pode geral alguns "barulhos", referidos geralmente como estalos e rangidos.
Um estudo de 2011 comprovou o óbvio sobre esse assunto: os indivíduos realmente associam o barulho da coluna estalando à sensação de alívio. Existem, inclusive, cientistas que acreditam que estalar as costas libera endorfinas, aquelas substâncias que nos dão a sensação de prazer e bem-estar.
Ele explica que o estalo é produzido pela passagem rápida do líquido sinovial por uma articulação, gerando pressão e som característicos. Há um efeito indireto no músculo se a pessoa estiver incomodada com determinada posição da articulação — ou seja, o músculo tende a relaxar, daí a sensação de conforto.
Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo. Realize alongamentos e exercícios que ajudem a sua coluna a tornar-se mais saudável e marque consulta com especialistas se tiver sintomas graves, recorrentes ou de longa duração.
Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.
Isso se deve ao fato de que temos que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial. O barulho também pode vir quando uma articulação se move e pode mudar o percurso de algum tendão ou ligamento, dependendo da angulação. Quando o tendão retorna à sua posição original, podemos ouvir um estalo.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.