A taxa prefixada é uma taxa definida previamente e permite que o consumidor saiba o valor exato a pagar. Já a taxa pós-fixada é vinculada a índices de inflação ou juros, podendo variar conforme a economia do país.
O Tesouro pós-fixado é um título do que remunera o investidor de acordo com a variação de um indexador, que é a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia fixada pelo Banco Central.
Enquanto os Prefixados são mais previsíveis, do outro lado, os títulos pós-fixados não tem uma taxa definida na emissão, apesar de seguirem determinada variável. ... Caso a Selic suba, o comprador do Tesouro Selic irá se beneficiar e, na eventual queda da taxa, ele irá receber juros menores.
O principal fator a se considerar na hora de escolher entre Renda Fixa prefixada e pós-fixada é o momento atual da economia. Basicamente, a regra é: se a inflação está em alta, então invista em pós-fixado; se a inflação caiu e a Selic dá sinais de cair também, invista em prefixado.
A pré-fixada é compactuada no momento de fechar o contrato e não tem variação ao longo do tempo. Isso quer dizer que o cliente sabe previamente qual será o valor da parcela mensal, que é sempre a mesma. ... Isso significa que o valor das prestações varia mensalmente e não tem como prever quanto os juros irão oscilar.
O que é LTN? Sigla para Letra do Tesouro Nacional, a LTN também é conhecida por outro nome: Tesouro Prefixado. Trata-se de uma aplicação de renda fixa em títulos públicos, que tem uma rentabilidade determinada e conhecida no momento de investimento.
NTN-F é a sigla para Notas do Tesouro Nacional série F, classificado como título do Tesouro Direto com taxa prefixada e com juros sementais. Portanto, é um investimento de renda fixa e sua rentabilidade é atrelada a uma taxa de juros determinada no momento da contratação.
Em momentos de alta de juros, o mais interessante é optar pelo CDB pós-fixado. Desse modo, os rendimentos da aplicação acompanharão a tendência crescente das taxas. Em contrapartida, quando os juros sinalizam tendência de queda, a taxa prefixada pode garantir um rendimento melhor.
O Tesouro Direto prefixado é um título com taxas de juros fixadas no momento da contratação. Sendo assim, quem investe nessa opção sabe exatamente a rentabilidade que vai receber após seu vencimento.