Praticar a justiça e andar humildemente com Deus significa, de modo intencional, desviar nossa mão da injustiça, andar em Seus estatutos e permanecer verdadeiramente fiéis. Uma pessoa justa se afasta do pecado, aproxima-se de Deus, faz convênios com Ele e guarda esses convênios.
Do mesmo modo como o homem judeu, a quem se aplicavam as leis do primeiro Pacto, o homem cristão concebe a justiça como um atributo de harmonia com a vontade revelada de Jeová, de respeito às normas de vida conforme definidas por Deus. Diante disso, é necessário que se aborde também o conceito de lei.
Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio que, por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. ... A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.
Justiça retributiva - é lidar com os seres humanos, no sentido de recompensá-los ou de puni-los, de acordo com as exigências da lei (Sl 89:14). Deus não pode: "Ele não pode negar a si mesmo" (2 Tm 2:13). A Sua justiça determina imutavelmente que ele retribua a cada um, o que merece.
Este princípio remoto da humanidade é usado para explicar a justiça que emana da divindade em que se acredita e que lhe dá um grau de perfeição, razão e equidade maior do que se transmite na Terra e de parte dos seres humanos, basicamente pelo fato de serem falíveis.
Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar! Para este grande empreendimento divino de nos fazermos, de fato, à imagem e semelhança desse Deus que é santo e irrepreensível.
[Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais. Não deve ser o desenvolvimento de força física nem capacidade intelectual, mas seu objetivo maior na vida deve ser o desenvolvimento de um caráter cristão.
Se, na própria Bíblia, diz que no mundo não há um só justo, como o Senhor vê e ouve os justos? ... A Bíblia diz que há o momento em que uma pessoa pode se tornar justa. Na passagem de 2 Coríntios 5.21 vemos: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus".
Tsadic, tzaddik ou tzadik (em hebraico: צדיק, "justo"; pl. ... A raiz da palavra tsadic, é tzedek(צדק), que significa justiça ou integridade, também a raiz de tzedakah ('caridade', literalmente 'retidão'). O termo feminino para uma pessoa justa é tzadeikas.