Descanso dado a uma terra cultivada.
O pousio consiste em prática de "descansar" o solo das atividades agrícolas, como forma de devolver a vitalidade da terra e evitar queda na produtividade. A lei estabelece que esse período seja de, no máximo, cinco anos.
A definição de rotação de culturas pode ser explicado como a alteração do tipo de colheita ano após ano no mesmo campo. Um ciclo pode incluir um número diferente de anos, entre 3 até 7+ de plantio de várias culturas em turnos e/ou deixando a terra em pousio para recuperar-se.
Pousio é uma pratica agrícola milenar, em que o agricultor deixa uma parcela da propriedade sem produção, para o solo "descansar" por um período e repor os nutrientes perdidos com o plantio agrícola.
substantivo masculino Estado de uma terra lavrada que se deixa descansar.
O período de duração do pousio é de fundamental importância para que haja a reciclagem de nutrientes e recuperação da qualidade física do solo via decomposição da serrapilheira e recomposição de raízes (Altieri, 2002) e conseqüentemente para a sustentabilidade da agricultura migratória.
Nessa técnica, o agricultor planta uma determinada espécie em uma temporada e, após sua colheita e preparo da terra, inicia a semeadura de outro tipo de planta, bem diferente da anterior — mesmo que pertençam à mesma família botânica.
A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.