Pontos de inflexão são pontos onde a função muda de concavidade, ou seja, de ser "côncava para cima" para ser "côncava para baixo" ou vice-versa. Eles podem ser encontrados determinando onde a derivada de segunda ordem muda de sinal.
O que significa a expressão ponto de inflexão?
Significado de Inflexão substantivo feminino Ação ou efeito de inflectir (formar curva); dobra. ... Numa curva, o ponto em que a concavidade se inverte; ponto de inflexão.
Qual o ponto de inflexão?
Em cálculo diferencial, um ponto de inflexão ou simplesmente inflexão, é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura (a derivada de segunda ordem) troca o sinal. A curva muda de ter curvatura côncava para cima (positiva) para concavidade para baixo (curvatura negativa), ou vice-versa.
O que é uma curva de solubilidade?
As curvas de solubilidade são diagramas que indicam a variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura.
Como encontrar os pontos de inflexão de uma curva?
Se você precisa aprender como encontrar os pontos de inflexão de uma curva, siga os passos a seguir. Entenda o que é uma função côncava. Para entender o que são pontos de inflexão, primeiro é preciso saber distinguir uma função côncava de uma função convexa.
O que é um ponto de inflexão?
O que é um ponto de inflexão? J á todos passamos por momentos na vida, em que sentimos que algo teria que mudar. Um ponto em que sentimos a necessidade de alterar um comportamento ou uma atitude, sob pena das coisas darem para o torto. Do ponto de vista matemático, as coisas não são muito diferentes.
Qual o ponto de inflexão da curva de titulação?
Na maioria dos casos, ele é virtualmente idêntico ao ponto de inflexão da curva de titulação, ex. curvas de titulação obtidas a partir de titulações ácido/base. O ponto de inflexão da curva é definido pelo valor de pH ou potencial (mV) e pelo consumo do titulante (mL) correspondentes.
Como determinar a localização desse ponto de inflexão?
Para determinar a localização precisa desse ponto, faz-se o estudo da segunda derivada da função. Sabendo que o declive da reta tangente nesse ponto é nulo (reta representada a vermelho no gráfico), é possível determinar com exatidão a existência de um ponto de inflexão.