O QUE SÃO: As pontes rolantes se movem sobre trilhos, apoiados em vigas de rolamento, a carga de içamento da ponte rolante é movimentada tridimensionalmente, limitada apenas pelo vão do equipamento, pelo comprimento do caminho de rolamento e pela altura de elevação.
As pontes rolantes, por definição, são grandes máquinas que funcionam como um guincho porém presas à uma viga elevada que permite com que o guincho elétrico possa se locomover na horizontal (eixo X e Y), facilitando a elevação da carga no eixo Z (vertical).
Opera ponte rolante para transporte de cargas leves ou pesadas, ajusta comandos e avalia condições de funcionamento da máquina.
As pontes rolantes possuem vários componentes com determinadas funções (Figura 4), são eles: viga principal, cabeceiras, caminho de rolamento, carro trole e rodas.
As três dimensões ocupadas por uma ponte rolante compreende o seu deslocamento longitudinal ao longo da área em questão, o movimento transversal obtido com auxílio de um carro ou troley e finalmente a altura de sua pista de rolamento em relação ao solo, ocupado pelo movimento de içamento.
Componentes de uma ponte rolante O carro serve para elevar e descer a carga e correr ao longo do eixo transversal. As pontes podem possuir carros principais e auxiliares, dependendo da operação que se deseja realizar.
Nas cabeceiras estão fixadas as rodas, uma das quais geralmente é acionada por uma caixa de engrenagem, que por sua vez é acionada por um motor elétrico, o que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.
A operabilidade de pontes-rolantes só é permitida a profissionais devidamente habilitados, treinados e aprovados em testes específicos, NR 11. Ao fazer movimentação de carga, avalie seu peso e demais condições e conheça a capacidade da ponte rolante, selecionando o cabo de aço auxiliar adequado ao tipo de carga e peso.
Para tornar a empresa um local mais seguro, é importante que durante a operação sejam seguidas normas de segurança como: manter distância mínima de 2 metros entre as cargas suspensas, não esticar cabos e correntes de repente, não suspender ou descer pessoas, não ultrapassar a capacidade máxima de carga, entre outras.
Viga(s): Sobre a viga, dependendo do tipo de ponte rolante desloca-se o carro da talha. Carro: Se movimenta sobre as vigas principais da ponte rolante e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). É responsável pelo deslocamento transversal e vertical da carga.