A pluralidade racial do Brasil nos permite observar o mesmo fato em relação a todos os não-brancos. Ainda assim, temos o processo mítico da inversão 4. ... Portanto, não é surpreendente encontrar do lado dos oprimidos o mito do "mundo às avessas", a saber, a cultura do "100% Negro".
Atualmente estamos convivendo muito com a diversidade cultural e a pluralidade, o que significa que estamos convivendo com as diferenças culturais dos seres humanos que podem ser de vários tipos, como a linguagem, danças, vestuário, religião, a convivência de ideias, entre outras.
Pluralidade é um substantivo feminino da língua portuguesa que significa algo que possui em grande quantidade, o mais amplo, geral e múltiplo. A pluralidade está relacionada com a diversidade de coisas ou pessoas reunidas em um mesmo espaço físico.
É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, "fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...
Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.
Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e cultura, independente do país em que se encontrem.
A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Em diversos países no mundo, cada um possui seus valores, suas culturas e uma forma de ver, entender e agir, formando assim as diferentes aptidões.