É o caso de "plot twist". A expressão está em inglês e significa reviravolta no enredo. Em séries, filmes, livros e novelas é um artifício usado propositadamente para fundir o cérebro de quem está assistindo/lendo/acompanhando um enredo. Algo bastante inesperado que rola no meio ou no final da história.
Primeiro vamos separar as palavras: plot significa enredo. Um filme ou episódio de série é composto de um plot principal e vários outros acessórios, que são ações dentro da história que criam a narrativa. Isolando twist, temos um substantivo para reviravolta e um verbo para revirar ou girar.
Apesar disso, acredita-se que, a partir da década de 70, a prática passou a ser mais comum na sétima arte e o diretor Alfred Hitchcock ganhou grande destaque. Nesse estilo, vários outros profissionais da área também adoravam prender seus espectadores com mudanças repentinas.
Plot twist (reviravolta no enredo) é uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa de um romance, filme, série de televisão, quadrinho, jogo eletrônico ou outra obra narrativa.
TW é uma abreviação de uma expressão em inglês, trigger warning, sendo trigger = gatilho, e warning = aviso. "Gatilho", neste caso, expressa, basicamente, algo que, ao ser mencionado ou referido, desperta em alguém um sentimento ruim.
Um bom plot twist deve FAZER SENTIDO. Ele deve estar perfeitamente alinhado com tudo o que veio até então na sua história. Para isso, você deve fazer um trabalho cuidadoso de inserção de pistas e detalhes ao longo da narrativa, para que o leitor possa ligar os pontos por si só.
Revolucionário e com tendências anarquistas, Tyler puxa o Narrador para seu mundo e, juntos, eles fundam o Clube da Luta. Com o tempo, o projeto sai do controle e, quando o Narrador percebe, Tyler e outros adeptos ao movimento já estão organizando um plano maluco para espalhar o caos pela cidade.
5 melhores plot twists do cinema