O Plano de Saúde é um instrumento de gestão que consolida, em cada esfera de governo, o processo de planejamento na área da saúde para um período de quatro anos, compondo a base das atividades e da programação de cada nível de gestão do SUS.
O Plano de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação das iniciativas no âmbito da saúde para o período de quatro anos. Estrutura básica: Análise da situação de saúde (ASIS); Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores (DOMI).
O plano deverá ser aprovado pelo respectivo Conselho Municipal de Saúde, devendo este elaborar uma resolução ou ata de reunião que aprova o plano e o Prefeito deverá homologar a decisão.
Os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS são: o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Estes instrumentos se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.
Sim, mesmo aqueles que possuem planos de saúde podem utilizar os serviços do SUS. No Brasil, aproximadamente 40 milhões de pessoas possuem plano de saúde, isto equivale a 20% da população brasileira. Os 80% restantes utilizam apenas o Sistema Único de Saúde.
Você pode adquirir medicamentos pelo SUS mesmo se a receita for de um médico ou dentista particular ou de um convênio.
Levando em consideração os custos elevados dos procedimentos médicos, vale sim a pena ter um plano de saúde, de preferência com cobertura total. Ter um plano de saúde vale mais a pena do que juntar o dinheiro porque é impossível adivinhar quais problemas de saúde você poderá desenvolver.
Como fazer um plano de saúde? Conheça 10 dicas
Os Planos de Saúde devem conter uma análise da situação atual e definir as prioridades de saúde a serem abordadas. Os municípios podem fazer uma oficina com vários atores sociais para levantar os problemas e as prioridades para o período de governo (médio prazo).
do Sistema Único de Saúde (SUS) O Sistema de Planejamento do SUS, PlanejaSUS, tem três instrumentos básicos: o Plano de saúde (PS), a Progra- mação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG), que são ferramen- tas para consolidação do planejamento es- tratégico.