A placa pode ser um detalhe, mas há questões mais importantes a se avaliar", recomenda Seixas. Um mercado específico costuma levar mais em conta as placas A: é o de carros antigos. "Se o carro da década de 1990 for bem conservado e ainda tiver uma placa AAA, por exemplo, que é das primeiras, é mais valorizado.
substantivo feminino Folha de metal mais ou menos espessa; chapa; lâmina. Lâmina metálica fixa em parede, que sustenta, na parte inferior, vela ou candeeiro. Reparo dos morteiros. Broche.
São placas que existem para indicar ao motorista vias, destinos ou lugares, indicando também percursos, distâncias, destinos e serviços auxiliares.
Placas de Regulamentação
As três letras iniciais da combinação alfanumérica também revelam qual estado ele foi emplacado. Por exemplo, AAA a BEZ é no Paraná; BFA a GKI refere-se à São Paulo; LWR a MMM/ OKD a OKH/ QHA a QJZ à Santa Catarina, e assim por diante nos demais estados.
São Paulo São Paulo veio em seguida e batizou a maioria dos carros de placas B, todas as que começam em C, D, E, F e G, além de uma parte das H – afinal, os paulistas são os donos da maior frota do país, com veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades. Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada.
O que é um Semáforo: O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho.
Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.
Em quase todo o mundo, há uma "língua" na qual nós somos fluentes: as cores do semáforo. Não importa onde estamos ou para onde vamos, sabemos que o vermelho indica parar, amarelo significa diminuir a velocidade e o verde, seguir em frente.