Gesticular enquanto fala - o famoso "falar com as mãos" - é comum em todo o mundo, entre todas as culturas. Muitos teóricos da comunicação acreditam que o gesto serve para enfatizar pontos importantes da fala, ou para elucidar ideias específicas - lembre-se da pessoa "desenhando no ar" algo a que se refere.
Um artigo recente sobre o tema na revista Forbes apoia a teoria de que as pessoas que falam com as mãos desenvolvem um maior carisma. O hábito de que as mãos nos acompanhem e apoiem durante a expressão vocal implica em uma alta dose de energia e atração, pois elas expressam mais emoção.
Mexer as mãos ou pés Mexer demais as mãos, balançar os pés ou realizar algum tipo de som com os dedos são indícios de agitação, nervosismo, estresse ou ansiedade.
Use as mãos em sincronia com a fala Em síntese, isso significa usá-las em adequação ao conteúdo que é falado, sem que seja de forma repetitiva. Para tanto, os gestos abruptos não devem ser executados, assim como é praticamente "proibido" colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços.
5 dicas para você gesticular em apresentações
Gesticular acima da linha do queixo Gestos mais sutis e controlados, na altura do peito, transmitem mais elegância e te ajudam a manter a tranquilidade e ser mais compreendido(a). Gestos largos – como abrir os braços e mostrar a palma das mãos – dizem que você não tem nada a esconder.
Comece com um dos braços; depois, o outro, permanecendo levemente na região entre a cintura e peito. Busque expressar movimentos naturais até que esteja seguro para gesticular normalmente. As pernas deverão estar a uma distância de um palmo (cerca de 20 centímetros) uma da outra.
Os estados de inferioridade e superioridade podem mostrar-se de outras formas. Por exemplo, quando falamos com alguém e colocamos a mão no ombro da pessoa.
Contato visual Não se esqueça: desviar o olhar constantemente pode significar que você está tentando fugir da pergunta ou inventando alguma desculpa. Pense sempre que quando está falando com uma pessoa, você deve se dirigir apenas à ela, caso contrário, você pode perder a concentração e cometer algum deslize.