Significado de Pergaminho substantivo masculino Pele de carneiro, ovelha ou cordeiro curtida e preparada para se escrever cujo nome deriva do antigo reino de Pérgamo: muitos reis anularam documentos em papel e só aceitavam os feitos em pergaminho.
1. Pele de carneiro, cabra, ovelha ou cordeiro preparada com alúmen para nela se escrever, forrar livros, etc. 2. Documento escrito nessa pele.
O pergaminho era geralmente feito da pele de vacas, ovelhas e cabras – estas foram empregadas principalmente na Itália –, mas outros animais foram ocasionalmente usados.
Pergaminhos são suportes feitos de pele de animais para a escrita ou desenho fabricados desde a Antiguidade. ... Na Idade Média, os pergaminhos eram usados nos mosteiros para copiar livros. Somente com a popularização da imprensa, no século XV, o material foi abandonado em favor do papel.
Pegue em um papel para imprimir e amasse. Faça uma bola, como se fosse jogar fora. Quando estiver bem amassado, alise de novo e coloque sobre uma bandeja. Não faça isso sobre uma mesa, pois usará café para conseguir a cor do pergaminho e poderia manchar tudo.
O pergaminho é considerado a "evolução" do papiro. Ao contrário do papiro, este tipo de "papel" era feito a partir da pele de carneiros, bezerros e ovelhas, que eram tratadas com cal e esticadas para secar.
Pergaminho | MercadoLivre.com.br.
Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), é uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever.
Os códices eram pequenas placas enceradas (frequentemente de marfim ou de madeira) usadas pelos antigos romanos para escrever. A palavra tem origem no latim, codex, que significa código, coleção de leis.