Resposta: Utilizar a linguagem do sistema, é o mesmo que utilizar dos métodos apresentados pela organização social que nos abriga.
Saussure entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs que fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, objeto e método próprios. Seus conceitos serviram de base para o estruturalismo no século XX.
A língua é um sistema de comunicação verbal, é um sistema de signos partilhado por uma comunidade de falantes. Segundo Saussure, a língua é um sistema léxico-lógico e gramatical que existe potencialmente na consciência das pessoas que falam o mesmo idioma.
Para Saussure (1974), a língua é tida como um sistema de signos linguísticos que funciona segundo leis internas e próprias que em nada se relacionam com o que lhe é exterior. ... No livro Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem, Eduardo Guimarães (2002, p.
Segundo Saussure, a língua é um sistema em que um elemento se define pela relação com outros elementos. Isto é, um determinado estado de uma língua, denominado sincrônico, é visto como um sistema de relações, sem preocupação com mudanças históricas.
Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia.
E as contribuições do filósofo suíço Ferdinand du Saussure foram essenciais. Conceitos como langue e parole, sintagma e paradigma e significante e significado fizeram com que ele fosse considerado o pai da linguística moderna.
"A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica" (Saussure, 1975). Para Saussure "é sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções.