Pedra Negra (em árabe: ٱلْحَجَرُ ٱلْأَسْوَد, al-Ḥajaru al-Aswad, 'Pedra Negra') é uma rocha situada no canto leste da Caaba, o antigo edifício no centro da Grande Mesquita em Meca, Arábia Saudita. ... A pedra era venerada na Caaba nos tempos pagãos pré-islâmicos.
A Caaba marcava o local onde o mundo sagrado se cruzava com o profano; a Pedra Negra embutida era mais um símbolo disso, como um meteorito que havia caído do céu e ligava o céu à terra.
Cravada em uma de suas paredes está a pedra negra, chamada em árabe de Hajar-el-Aswad. A pedra teria sido de Adão e Eva, enviada do céu por Deus como uma forma do casal redimir seus pecados. Ela era originalmente branca, mas escureceu devido aos pecados dos filhos de Adão, de acordo com o Alcorão.
A Caaba, um prédio quadrado onde os muçulmanos situam o centro do mundo, é para o Islã a primeira construção na terra, e em seu interior é guardada a "pedra negra" que os maometanos consideram um pedaço arrancado do paraíso.
A relíquia é uma pedra escura que, segundo uma lenda arábica, ficou assim por causa dos pecados das pessoas, pois no princípio seria alva e branca. De acordo com a tradição muçulmana, a pedra remontaria ao tempo de Adão e Eva. As medidas foram elaboradas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país.
É o lugar mais sagrado do Islã. Nos tempos modernos, a entrada para o interior da Caaba, geralmente não é permitido, exceto para determinadas ocasiões raras e para um número limitado de convidados.
"Meca, a Honrada") é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael. No século VII, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era, então, um importante centro comercial.
A Caaba é o centro das peregrinações (hajj) e é para onde o devoto muçulmano volta-se para as suas preces diárias (salat). É o lugar mais sagrado do Islã.