Reza a lenda que, se você passa por baixo de uma escada, você adquire muitos anos de azar. A superstição vem do Egito Antigo e acreditava-se que essa atitude era uma afronta aos deuses e o castigo era certo!
Tudo começou nos anos 60, quando havia muitas casas que não tinham pisos no chão. O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção. Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés.
Para o folclore, crendice é toda aquela crença em coisas que a lógica não explica. Já a superstição é essa mesma crença envolvendo o medo de conseqüências. Por exemplo, virar a vassoura atrás da porta para a visita ir embora é uma crendice.
O físico industrial, professor universitário e autor de diversos livros como o "As origens extraordinárias das coisas cotidianas", Charles Panati, escreveu que abrir um guarda-chuvas rapidamente em uma pequena sala, poderia facilmente ferir um adulto ou uma criança seriamente ou, na "melhor" das hipóteses, quebrar um ...
Em realidade, a crença popular de que deixar os calçados com a sola virada para cima pode causar a morte de alguém — mais precisamente, da mãe do "desorganizado" — obviamente não tem qualquer fundamento científico. Ela se originou na época em que não era comum que as residências tivessem pisos como hoje em dia.
Para realizar a simpatia, você terá que pegar um par de chinelos seus, virá-los para baixo e posicioná-los de forma cruzada. Em seguida, repita 3 vezes a seguinte frase: com o meu pé esquerdo e com o meu pé direito, eu cruzo toda energia ruim e não a deixo chegar a mim.
Crenças populares e recursos não convencionais, utilizados na solução de problemas de saúde, configuram-se para a população em geral como fatores extremamente ligados a aspectos sócio-culturais, por isso devem ser considerados como relevantes quando se avalia o indivíduo como um ser integral, pertencente a um processo ...