Lugar onde se guardam objectos sagrados. 2. Pequeno armário colocado sobre o altar e no qual se guarda o cibório com as hóstias.
Sacrário ou Tabernáculo é um pequeno cofre colocado sobre o altar para guardar a píxide ou o ostensório, onde está a Eucaristia. Em muitos casos está situado em capela própria, a Capela do Santíssimo.
Foi durante o período barroco, entre os séculos XVII e XVIII, que o tabernáculo junto ao altar-mor começou a se difundir de maneira mais intensa, nos moldes em que ainda são encontrados hoje. Uma peça de encher os olhos.
O ostensório é uma peça utilizada no rito católico cujo nome deriva da função de exibir a hóstia sagrada (em latim, ostendere). ... Os ostensórios podem ser mais ou menos trabalhados, atingindo alguns extrema beleza no entalhe e na decoração de motivos religiosos.
A Capela do Santíssimo, chamada popularmente apenas de Santíssimo, mais conhecida na língua inglesa como Capela Eucarística (Eucharistic Chapel) é a capela onde se localiza o sacrário, apresentando por isso mesmo, normalmente uma decoração mais nobre e magnificente do que o restante da igreja.
Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado.
base a adoração ao Santíssimo Sacramento. A primeira remonta ao ano de 1527, na Igreja do Santo Sepulcro de Milão, o qual assentava na prática de adorar o Senhor exposto durante as quarenta horas, período que corresponderia ao tempo que Cristo teria permanecido no sepulcro (MARQUES, 2000, p. 565).
A data, de grande importância para os cristãos católicos, teve origem lá no século XIII, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon alegou ter tido visões de Jesus Cristo pedindo que o mistério da Eucaristia tivesse uma celebração mais destacada no mundo.
Sacrário Sacrário: Palavra latina Sacrarium, significa lugar onde se guardam as coisas sagradas. Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa.