Que tem diversas finalidades; que serve múltiplos objectivos .
Denomina-se de material compósito ou simplesmente de compósito um material composto por duas ou mais fases, sendo essas de diferentes propriedades químicas e físicas. ... Como principais exemplos de materiais de matriz para compósitos, pode-se citar os metais, os polímeros e as cerâmicas.
Compósitos partículas: Betão, asfalto; Compósitos fibras: Kevlar, poliéster; Compósitos laminares: laminados de fibras e resina; Compósitos naturais: madeira.
-Compósitos, geralmente, são reforçados com fibras envolvidas e aderidas por uma matriz. - Desta forma, ambas, reforço e matriz mantém suas identidades físicas e químicas, mas produzem uma combinação de propriedades que não são alcançadas com apenas um dos constituintes agindo sozinho.
Os laminados compósitos são um grupo muito particular de um conjunto de materiais que se designam por compósitos, constituídos por uma matriz que aglomera um reforço. ... Devido à maior rigidez e resistência, os laminados são geralmente de fibra de carbono. As fibras apresentam-se sob a forma de finos filamentos agrupados.
A classe dos compósitos particulados resulta da imersão de partículas de um ou mais materiais em uma matriz de composição. ... Alguns exemplos desta classe são citados como o concreto, formado por partículas de areia e rocha em matriz de cimento, e os propelentes sólidos usados em mísseis e foguetes.
Os materiais que podem compor um material compósito podem ser classificados em dois tipos: matriz e reforço. ... As fases dos compósitos são chamadas de matriz – que pode ser cerâmica, polimérica e metálica – e a fase dispersa – geralmente fibras ou partículas que servem como carga.
A pultrusão consiste em um processo contínuo automatizado para produção de compósitos poliméricos com seção transversal constante. Nesse processo uma mistura de fibra/resina é continuamente puxada à velocidade constante através de um molde metálico aquecido.