Deságio, no contexto de investimentos, é uma condição de compra de um título por um valor menor que o preço nominal. ... Ou seja: o deságio é o valor que se paga a menos e o ágio é o valor que se paga a mais por um título.
No momento do cálculo do Patrimônio, o estresse é utilizado como um "desagiador" do Patrimônio e, quando utilizado no momento de envio de uma operação, é o determinador do Valor necessário para que o investimento seja acatado, ou seja, é o fator que exige as garantias exigidas na operação em questão.
Quando você compra um bem ou realiza por um valor menor do que realmente vale, então esse produto vou adquirido com deságio. Em outras palavras, o deságio é a diferença entre o valor de mercado e o valor da aquisição do produto, quando este é inferior ao do mercado.
O deságio é justamente o oposto: quando um título é adquirido por um valor menor que o preço nominal. O deságio, portanto, é a diferença entre a quantia paga e o preço nominal, quando o valor é menor no momento de aquisição.
O termo deságio também pode ser utilizado para denominar uma desvalorização da moeda ou título. E, em termos financeiros, é a diferença negativa entre o preço do título que foi negociado em relação ao seu valor nominal ou valor de face.
No caso de um ativo, o deságio consiste numa precificação inferior ao seu valor nominal ou valor de face. Portanto, o deságio é a diferença negativa entre o que você pagou e a cotação real de um investimento ou bem.
O deságio é um percentual de redução do valor do título para fins de aceitação do mesmo como garantia. Tal percentual é definido pelo Comitê de Risco da B3, levando-se em consideração o risco e a liquidez do ativo.
O significado de deságio remete à diferença entre o valor real e o nominal de um ativo em uma operação financeira. Portanto, trata-se do oposto do ágio, pois diz respeito à diferença entre a quantidade de recurso paga a menos do que o preço nominal.
Deságio é um desconto da dívida que pode ser estabelecido no Plano de Recuperação Judicial. Esse é apenas um dos elementos passíveis de ser objeto de negociação.