O ouro puro é um material muito, muito maleável. ... Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), sendo que 24K equivalem a 100% ouro, ouro puro. Se falarmos que uma joia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro.
Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k. Por fim, o rosé é misturado com metais como prata, bronze, ganhando uma coloração específica.
Coloque algumas gotas de vinagre sobre o objeto. Caso as gotas mudem a cor do metal, o objeto não é ouro puro. Caso a cor permaneça igual, é ouro puro. Friccione seu ouro em uma pedra de joalheiro.
Seu brilho é metálico, a dureza baixa (2,5 a 3,0) e a densidade muito alta (19,30). A baixa dureza permite que ele seja facilmente riscado com um canivete ou mesmo com um pedaço de vidro. Devido à alta maleabilidade, quando martelado amassa em vez de quebrar.
Faça um teste com um ímã. Mais conhecida como ouro de tolo, a pirita de ferro é magnética, ao contrário do ouro verdadeiro. Segure um ímã forte ao lado do pedaço de quartzo com partículas douradas. Caso a pedra seja atraída pelo magnetismo, isso significa que o que ela contém é pirita de ferro.
A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.
Diamante: tem sido o mineral comercial que a maioria das pessoas vai optar por uma compra. Este mineral sedutor vai custar até US $ 55.000 por grama. ... Ouro: Muitas pessoas pensam que o ouro é o mineral mais caro do mundo, mas isso está errado. Ele é caro, mas custa apenas cerca de US $ 56 por grama.