Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação. ... O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão.
O quadrilátero do fogo é formado pelos seguintes componentes: combustível, oxigênio, calor e reação em cadeia. Combustível é o elemento que reage com o oxigênio do ar, produzindo a combustão. Eles podem ser divididos em sólidos, líquidos e gasosos.
Fogo nada mais é do que uma reação química, chamada combustão, que libera luz e calor. A teoria do fogo considerava três elementos básicos necessários para iniciar uma combustão: Combustível, comburente e calor. Esses elementos eram denominados tríades do fogo.
O calor irradiado pelas chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor e para o combustível, formando um ciclo constante.
Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devida a combustão de materiais diversos. Esse quarto elemento, também denominado transformação em cadeia vai formar o quadrado ou tetraedro do fogo.
O calor é a face do tetraedro do fogo que se caracteriza como a energia de ativação necessária para que ocorra o fogo. A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável.
O quadrado ou tetraedro do fogo acontece quando o incêndio já tem condição de se manter, ou seja fica fora de controle, é a chamada reação em cadeia.