Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, ...
Usado para fazer uma pergunta No entanto, esse sinal só deve ser usado nas frases interrogativas diretas, que são aquelas iniciadas com pronomes interrogativos, que são: que, quem, qual e quanto. Nas frases indiretas, substitui-se o ponto de interrogação pelo ponto final.
São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (""), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).
Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento. As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos "...".
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc. Às vezes esses dois sinais são usados juntos: «Como??!» Geralmente são em número de três. ... Quanto mais alta, mais intensa e mais longa, maior será o número de exclamações.
O ponto de interrogação é um sinal de pontuação utilizado no final de perguntas, ou seja, de frases interrogativas diretas.
Confira abaixo os dez sinais de pontuação utilizados na nossa língua, assim como as situações em que devem ser empregados, seguidas de exemplos.
O Jogo do Pontinho tem quatro participantes, que usam uma folha para jogar.