Números. Em primeiro lugar, os números pretos representam a quantidade de metros cúbicos de água que foram consumidos. Por outro lado, os números vermelhos representam a contagem de litros. Eles não são utilizados na hora de medir o consumo.
Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000. Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos.
Os hidrômetros mais comuns têm uma hélice ou turbina na qual se posiciona um ou mais jatos de água movimentando-a. Após esse contato, o girar da hélice registra o movimento em um totalizador que indicará a quantidade em litros ou metros cúbicos.
Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.
A leitura da água é feita através do medidor de água, também conhecido como hidrômetro, que registra o consumo em metros cúbicos (m³).
Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa. Feche o registro na parede.
A fita adesiva, neste caso, é substituída por um lacre, que é colocado no registro para os padrões com registro de "esfera", e para os demais padrões, é colocado no corpo da virola, evidenciando a interrupção definitiva do abastecimento.
Instruções para leitura do hidrômetro No hidrômetro digital deve-se ler os algarismos pretos. Exemplo: a leitura do mostrador da figura A é de 126 metros cúbicos (m³). Obs.: Cada m³ corresponde a 1.000 litros. No período de 1/4 a 11/4 seu consumo foi de: 1.400–1.393 = 7 m³.
O número do hidrômetro está impresso em sua conta de água; A seta indica o fluxo da água, portanto a correta instalação do hidrômetro.