Pintura grega em cerâmica Em um primeiro momento, as ornamentações exibiam padrões geométricos e abstratos, posteriormente, passaram a reproduzir cenas mitológicas e figuras humanas em situações cotidianas, inclusive cenas eróticas representando tanto práticas heterossexuais quanto homossexuais.
Ânfora, Chous, Chitra, Hídria, Cântaro, Cratera, Cílice, Lekanis, Lécito, Lutrorofo, Enócoa, Psítere, Píxide, Estamno. espero ter te ajudado.
Sua importância deve-se principalmente as cenas pintadas nos mesmos, que são excelentes fontes históricas pois normalmente representam cenas do cotidiano ou da mitologia, contando-nos os hábitos e as crenças dessa sociedade. Às vezes as cenas mostram para que os vasos eram usados.
Os vasos eram colocados várias vezes (no mesmo forno) para obter o acabamento e coloração necessárias. Primeiro, o vaso era queimada em fogo oxidante, onde a boa ventilação do forno garantiu que o laranja avermelhado da argila saísse à tona.
Cerca de 530 a.C., Atenas inventou a técnica das "figuras vermelhas" em fundo preto. O efeito é muito mais realista e nos vasos de fundo branco surgiu outra técnica inspirada pela aparência dos murais clássicos.
Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. Sua função é meramente ornamental, sendo utilizado para armazenar flores. Vasos, assim como as urnas decorativas, foram conhecidos e usados pelos gregos.
Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados nas pinturas gregas...
Oferecer produtos diferenciados para um mercado de luxo: a maioria dos vasos de cerâmica utilizado na antiguidade não era pintada e não recebia nenhum tipo de tratamento especial. ... De quaquer forma, utilizar cerâmica pintada com desenhos elaborados foi uma prática grega que caiu em desuso no período romano.
Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma mas pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, eram usados para armazenar água, vinho, azeite, mantimentos.